Tudo Azul

Atualizado: 21 de dez. de 2021

O azul é comumente uma das cores preferidas de muitas pessoas. E a Psicologia das Cores explica: é uma cor que passa sensação de tranquilidade e serenidade, além de ajudar na concentração. Essas características fazem com que ele seja uma cor que aparece com frequência na decoração.


Como é uma cor fria, deixa o ambiente com sensação de relaxamento e paz, sendo ideal para quartos, por exemplo. Mas atenção aos tons utilizados: os muito escuros podem pesar e remeter a angústia e tristeza. Para evitar esse efeito, reserve-os para áreas menores e combine com tons claros e neutros, como brancos e beges. Já o azul turquesa, sendo um tom mais vibrante, é mais energético, passando uma maior sensação de agitação. Prefira-o em detalhes ou em ambientes externos.


quarto azul cama cortina tons neutros cinza bege nude quadro banco escrivaninha
Tapete da linha Sensorial da Avanti em quarto criado pelo escritório Teto Arquitetura.

Para a sala de estar, uma área social, pode-se ousar mais e montar um ambiente com mais informação. Misturar diferentes tons do azul é uma boa maneira de alcançar esse resultado.


Com quais cores posso combinar?

O azul é uma cor coringa, que fica bem com muitas outras. A maneira mais fácil e que garante uma boa harmonia é usá-lo com cores neutras. Azul e branco é uma combinação muito usada em decorações praianas. São cores que aludem à natureza e ao clima náutico. Tons de bege e marrom remetem à madeira, criando uma atmosfera rústica. Já o cinza é uma cor que ajuda a destacar as outras ao seu redor, nesse caso o azul.




Para quem não tem medo de ousar e gosta de misturar cores, o azul oferece muitas possibilidades. Com rosa, cria-se um clima mais lúdico e romântico. Já o laranja, sua cor complementar, transmite energia, assim como o amarelo. O verde, análogo ao azul, gera equilíbrio e frescor.


O tapete é uma ótima maneira de colocar essas dicas em prática. Ele pode ser o próprio item azul, para compor com as demais cores do ambiente, além de intensificar a sensação de relaxamento passada pela cor com sua textura macia e confortável. E também pode ser o elemento que vai neutralizar as demais cores, arrematando a composição do cômodo. Veja nossos exemplos e se inspire!








51 visualizações0 comentário