O azul é comumente uma das cores preferidas de muitas pessoas. E a Psicologia das Cores explica: é uma cor que passa sensação de tranquilidade e serenidade, além de ajudar na concentração. Essas características fazem com que ele seja uma cor que aparece com frequência na decoração.
Como é uma cor fria, deixa o ambiente com sensação de relaxamento e paz, sendo ideal para quartos, por exemplo. Mas atenção aos tons utilizados: os muito escuros podem pesar e remeter a angústia e tristeza. Para evitar esse efeito, reserve-os para áreas menores e combine com tons claros e neutros, como brancos e beges. Já o azul turquesa, sendo um tom mais vibrante, é mais energético, passando uma maior sensação de agitação. Prefira-o em detalhes ou em ambientes externos.
Para a sala de estar, uma área social, pode-se ousar mais e montar um ambiente com mais informação. Misturar diferentes tons do azul é uma boa maneira de alcançar esse resultado.
Com quais cores posso combinar?
O azul é uma cor coringa, que fica bem com muitas outras. A maneira mais fácil e que garante uma boa harmonia é usá-lo com cores neutras. Azul e branco é uma combinação muito usada em decorações praianas. São cores que aludem à natureza e ao clima náutico. Tons de bege e marrom remetem à madeira, criando uma atmosfera rústica. Já o cinza é uma cor que ajuda a destacar as outras ao seu redor, nesse caso o azul.
Para quem não tem medo de ousar e gosta de misturar cores, o azul oferece muitas possibilidades. Com rosa, cria-se um clima mais lúdico e romântico. Já o laranja, sua cor complementar, transmite energia, assim como o amarelo. O verde, análogo ao azul, gera equilíbrio e frescor.
O tapete é uma ótima maneira de colocar essas dicas em prática. Ele pode ser o próprio item azul, para compor com as demais cores do ambiente, além de intensificar a sensação de relaxamento passada pela cor com sua textura macia e confortável. E também pode ser o elemento que vai neutralizar as demais cores, arrematando a composição do cômodo. Veja nossos exemplos e se inspire!
Comentários