top of page

Estampa animal

A Natureza é fonte inesgotável de inspiração. As estampas inspiradas em animais, ou “animal print”, estão entre as padronagens mais representativas do mundo selvagem e natural, com seu uso histórico associado a força, poder e autoridade.


As carcaças de animais eram usadas, primitivamente, como forma de proteção contra as baixas temperaturas e para camuflagem durante a caça. Com a progressão da sociedade, o uso de peles passou a ser uma demonstração de riqueza e status social, adotada por reis e líderes tribais. A partir da expansão do comércio global, os tecidos e peles de animais foram alguns dos materiais exóticos explorados como item de luxo, transformados em itens decorativos e de vestuário.


A pele animal começou a ganhar popularidade significativa na moda ocidental na década de 1930, ao ser usada por estrelas de cinema. Em 1947, Christian Dior é o primeiro designer a usar tecidos estampados imitando a pele de leopardo em um desfile de moda, em vez de pele verdadeira. A partir dele, diversos outros estilistas criaram suas próprias versões da estampa, em variações e combinações que a tornaram um ícone versátil e atemporal.





Apesar da pele verdadeira ter mantido seu status de luxo por muito tempo, o risco de extinção de diversas espécies levou ao surgimento de movimentos em defesa dos animais, incentivando a busca por alternativas éticas e sustentáveis, como estampas e tecidos que reproduzem a padronagem e até mesmo a pelagem de modo fiel.


Fauna, Flora e Fenômenos da Natureza


Na Avanti Tapetes, não apenas o animal print, mas também elementos e fenômenos naturais são inspiração para nossas criações. A coleção África, por exemplo, conta com dois modelos inspirados em animais - Namíbia e Zimbábue, sendo o último com estampa de pele de leopardo. Já o modelo Sequoia traz um design inspirado nas árvores centenárias, enquanto os tapetes Tetiaroa e Papeete remetem ao cenário paradisíaco da Polinésia Francesa. Por sua vez, o modelo Mistral representa um fenômeno natural, como é conhecido o vento forte, frio e seco que sopra do Norte sobre o sudeste da França.


Abaixo, tapete modelo Namíbia da coleção ÁFRICA:

Modelo Namíbia - Avanti Tapetes


Abaixo, tapete modelo Zimbábue da coleção ÁFRICA:

Modelo Zimbábue - Avanti Tapetes


Abaixo, tapete modelo Sequoia, inspirado nos veios de uma árvore milenar, considerada um fóssil vivo:

Modelo Sequoia - Avanti Tapetes


Abaixo, tapete modelo Tetiaroa Blue inspirado em uma ilha da Polinésia Francesa, remete às cores do mar:

Modelo Tetiaroa Blue - Avanti Tapetes


Abaixo, tapete modelo Tetiaroa Celadon inspirado em uma ilha da Polinésia Francesa, remete às cores do mar:

Modelo Tetiaroa Celadon - Avanti Tapetes


Abaixo, tapete modelo Papeete Puma inspirado nas areias e paisagens de Papeete, capital do Taiti, na Polinésia Francesa:

Modelo Papeete Puma - Avanti Tapetes


Abaixo, tapete modelo Papeete Orvalho inspirado nas areias e paisagens de Papeete, capital do Taiti, na Polinésia Francesa:

Modelo Papeete Orvalho - Avanti Tapetes


Abaixo, tapete modelo Mistral, inspirado no vento forte, frio e seco que sopra do Norte sobre o sudeste da França:

Modelo Mistral - Avanti Tapetes


Nossos tapetes são ecologicamente sustentáveis e contam com tecnologia de ponta em sua fabricação: as peças são totalmente produzidas em fios de Nylon Solution Dyed, um processo em que a cor é incorporada nas moléculas do fio de Nylon no momento de sua fabricação. Isso elimina a necessidade de tingimento posterior, processo que consome toneladas de litros de água, além de gerar uma grande quantidade de resíduo industrial a ser tratado e descartado. A produção do fio SD é feita em empresas eco responsáveis com baixo consumo de energia, produzida de forma limpa e renovável.


O Nylon é a matéria-prima mais nobre para fabricação de tapetes e carpetes devido à sua alta resiliência, que é a capacidade de retornar à posição original após amassamento e abrasão. Também é um ótimo isolante térmico e acústico, além de 100% reciclável e não alergênico, devido à sua composição têxtil e por não soltar pelos no ambiente. Além disso, ao ser produzido com o fio de Nylon Solution Dyed, o tapete se torna mais resistente ao desbotamento, mantendo-se, assim, com aspecto de novo por muito mais tempo.



Curtiu a matéria? Confira no nosso blog as matérias anteriores e siga nosso Instagram @avantitapetes!



Encontre o modelo perfeito para você:


RJ - CasaShopping: Av. Ayrton Senna, 2150 - Bloco H, Lojas H, I, J

Whatsapp para orçamentos: (21) 2108-8122


SP - Al. Gabriel Monteiro da Silva, 887 - Jardim América

Whatsapp para orçamentos: (11) 3060-2110








FONTES:

bottom of page