Art Déco

O Art Déco é um estilo artístico que surgiu na Europa na década de 1920. Se identifica principalmente pelo uso de formas geométricas e abstratas e ornamentos.


O estilo se popularizou entre a burguesia europeia e foi oficialmente apresentado na Exposição Internacional de Artes Decorativas e Industriais Modernas, que aconteceu em 1925 em Paris. Foi esse evento que batizou o movimento: Art Déco é uma abreviação de Arts Décoratifs, francês para Artes Decorativas. O termo surgiu no fim do século XIX para se referir ao trabalho de artistas e artesãos que trabalhavam com artes aplicadas em móveis, vestuários e joias.


Em seu primeiro momento, o novo estilo se destacava pelo luxo, utilizando materiais como marfim, prata e pedras preciosas, além de muitas cores, brilho e estampas florais. Mas, com a influência de outros estilos e da crise econômica no fim da década, foi adotando uma estética mais industrial e geométrica, sem muitos ornamentos.




chrysler building new york nova iorque manhattan art deco arquitetura arranha céu
Chrysler Building em Nova York.

O Art Déco alcançou grande sucesso e influenciou diversas áreas como moda, cinema, arquitetura, mobiliário e até publicidade e objetos de uso doméstico, realmente fazendo parte da vida cotidiana. Na arquitetura, seus principais símbolos são os arranha-céus americanos, como o Chrysler Building.



É considerado por muitos o auge estético da arquitetura, pois ao mesmo tempo que se afastou da linha clássica e barroca, não foi para um viés estritamente funcional e monótono, mantendo a presença de ornamentação.





A Avanti se inspirou no Art Déco para desenvolver os nossos modelos de tapetes Deco 1 e Deco 2. Eles são confeccionados 100% em nylon antialérgico com espessura de 10mm e com cores personalizáveis.



tapete gráfico geométrico cinza sofá capitonê poltrona mesa redonda vidro iluminação natural
O modelo Deco 1 foi escolhido por Claudia e João Victor Brassaroto para integrar essa sala de estar em tons neutros.