top of page

Semana do Meio Ambiente 2022: Descubra como a Avanti contribui para a sustentabilidade

No início de junho acontece a Semana do Meio Ambiente, instituída em 1981 com objetivo de conscientizar a população sobre a importância da preservação da natureza. A Semana celebra também o Dia do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho e é a principal data internacional sobre o assunto. Em 2022, o tema é “Uma só Terra”, para nos lembrar que só existe um planeta e que devemos resguardá-lo.


Durante a Semana do Meio Ambiente, a meta é estimular o debate sobre sustentabilidade na sociedade e incentivar a definição de ações que gerem mudanças ambientais transformadoras e impactantes.


Desde o nascimento da Avanti, utilizamos o nylon na fabricação de nossos produtos. Ele é a matéria-prima mais nobre para tapetes e carpetes por, principalmente, sua resiliência. Isso significa um produto mais duradouro, que não precisará ser substituído com tanta frequência, o que já faz do nylon um material sustentável, por ajudar a reduzir o consumo de insumos.

tapete geométrico colorido nylon antialergico decoração arquitetura interiores
O tapete Marcel, da Coleção Movimento Cubista, é produzido com 100% de fio de Nylon Solution Dyed.

Mas nosso desejo de ampliar nossas ações socioambientais nos fez ir além e, neste ano, passamos a fabricar todos os nossos produtos com 100% de fio de Nylon Solution Dyed, como já falamos aqui. Ele é a fibra mundialmente reconhecida por ser a mais resistente e sustentável para tapetes e carpetes e há muitas razões para isso.




Não consome água


Solution Dyed, ou SD, significa que a cor é incorporada ao nylon no momento de sua fabricação, ou seja, o fio já nasce colorido. Assim, elimina-se totalmente a necessidade de tingimento, processo que consome toneladas de litros de água e gera uma grande quantidade de resíduo industrial.



Fabricação eco-responsável e não-poluente


O fio SD é confeccionado em empresas que atuam com energia elétrica proveniente de recursos renováveis e sem impacto na natureza, como energia solar e eólica. Esse fator aliado a um processo de produção otimizado e, consequentemente, mais limpo, resulta na redução das emissões de carbono. Por exemplo: por não necessitar de tingimento, o nylon não precisa ser transportado da fábrica para a tinturaria, evitando os resíduos poluentes do ar emitidos por trens e caminhões.


Processo não-tóxico


A produção do SD também não utiliza produtos químicos tóxicos e poluentes, como pesticidas, corantes e ácidos. Também não necessita de adição de produtos como amaciantes e anti-chamas, visto que o fio de nylon é comprovadamente um polímero sintético retardador de chama, dispensando a necessidade desse processo químico.


Reciclável


Os resíduos que surgem na produção do fio SD são reutilizados e reciclados ao fim do processo, podendo retornar à sua forma original. Podem ainda ser reaproveitados em novos produtos têxteis, como colchões e tapetes de automóveis.



Na hora de comprar, faça a melhor escolha: opte pela qualidade dos tapetes de Nylon Solution Dyed. Procure o selo SD em seu tapete.




bottom of page