top of page

A influência das cores na decoração – parte 1

O mundo ao nosso redor está cheio de cor – mas você sabia que a cor como conhecemos hoje é um luxo relativamente recente? Seu uso está intimamente ligado à tecnologia da produção do pigmento. Até o início do século passado, o uso de certas tonalidades foi um privilégio de ricos e abastados, devido à dificuldade de alcançá-las.



Cores da realeza


A busca por tons exclusivos levou, inclusive, à criação de pigmentos que, mais tarde, descobriu-se que eram tóxicos – como o caso do verde Scheele, criado em 1775 pelo químico sueco Carl Wilhelm Scheele com arsenita, um dos produtos químicos mais tóxicos que existe. Sua tonalidade brilhante ficou tão popular que muita gente morreu por causa dele! Foi apenas na década de 1950 que a indústria química tornou possível produzir, com maior segurança, pigmentos que coloriram os objetos e espaços ao nosso redor. Atualmente, com o desenvolvimento tecnológico, é possível criar mais de 16 milhões de cores.


Verde de Scheele, pigmento mortífero usado na Era Vitoriana

Não é um exagero afirmar, portanto, que as cores encantam a humanidade desde os primeiros homens. A elas, foram atribuídos simbolismos ao longo dos tempos, em todas as culturas do mundo, sejam em cores reservadas à realeza ou até mesmo associadas a poderes mágicos, como proteção e cura. Hoje em dia, sabemos que o “poder das cores”, na verdade, está associado ao nosso humor, estimulando nosso cérebro de formas diferentes. De acordo com a época em que vivemos (como guerras ou crescimento econômico, por exemplo), essa tendência pode seguir por um caminho em tons acinzentados, em nuances suaves ou em uma explosão de cores, influenciando a moda e a decoração.



Cores da Natureza


De acordo com o Color Marketing Group, associação internacional de profissionais que trabalham com cores na decoração, a preocupação mundial com a ecologia foi uma forte influência nos últimos anos e vai continuar a ser um parâmetro importante por bastante tempo. Podemos esperar, portanto, o uso de cores que remetam à natureza, no rastro do design biofílico – um tema que temos abordado bastante por aqui – associados a acabamentos, texturas e formas orgânicas que remetam não só a tons como verdes, azuis e terrosos, mas também ao fazer artesanal.


Design biofílico: o natural em meio à modernidade | fonte: casa.com.br

Aqui na Avanti Tapetes, percebemos esse movimento não apenas através das nossas pesquisas para o desenvolvimento de produtos, mas também através da alta de determinados modelos, o que comprova essa constatação. Seja em coleções como a Polinésia Francesa, que trouxe degradês inspirados na natureza intocada desse arquipélago do Pacífico, ou como a coleção Berber, que propõe o que chamamos de “artesanal tecnológico”: modelos em cores terrosas (dos tons areia e off-white ao terracota) com aparência artesanal, inspirados nas tecelagens dos povos berberes. Com um estilo de fio em loop, eles são produzidos em Nylon Solution Dyed, o que torna os tapetes mais resistentes além de ecológicos, pois os fios já nascem coloridos, livres do tingimento posterior.


Agrupamos por tonalidade alguns modelos de tapetes da Avanti, que ajudam a reforçar sensações como bem-estar, tranquilidade, energia e sofisticação na decoração, através do uso das cores! Confira:


VERDE

É a cor mais associada à natureza. Também simboliza sorte, bem-estar e saúde, sendo inclusive bastante utilizada em hospitais. Na decoração de interiores, o verde pode transmitir diferentes sensações; um tom mais claro e suave traz calma e serenidade, já um verde mais vibrante, sugere energia e vivacidade.



AZUL

A cor do céu e do mar transmite calma, serenidade e sabedoria. É também a cor da imensidão, sendo associada à meditação e à ideia do infinito. Assim como o verde, suas diversas tonalidades também causam sensações variadas – tons mais claros remetem à suavidade e delicadeza, enquanto os tons mais escuros trazem sofisticação e confiança.



TERROSOS

As diferentes nuances da terra, do areia ao terracota, que remetem ao campo, ao natural, à nossas raízes. É uma paleta que traz segurança, aconchego e conforto visual para a correria do dia a dia, em criações elegantes e atemporais, que combinam com qualquer estilo de decoração.





Ficou curioso para ver a parte 2 desta matéria? Fique ligado em nossas redes sociais que em breve postaremos! ;-)

Encontre o modelo perfeito para você:


RJ - CasaShopping: Av. Ayrton Senna, 2150 - Bloco H, Lojas H, I, J Whatsapp para orçamentos: (21) 2108-8122


SP - Al. Gabriel Monteiro da Silva, 887 - Jardim América Whatsapp para orçamentos: (11) 3060-2110


Comentarios


bottom of page