GUIA DE LIMPEZA

CARPETES DE POLIAMIDA (NYLON) SOLUTION DYED*

*Solution Dyed SD são filamentos de ultima geração em que a cor é incorporada ao filamento no momento da sua fabricação. A cor é parte integrante do fio.

A manutenção e a limpeza de carpetes baseiam-se em quatro etapas: prevenção, aspiração da poeira, remoção de manchas, limpeza total.

1. Prevenção

  • Limpar as áreas de acesso e transição aos pisos acarpetados, minimizando o arraste de microgrãos para o interior do ambiente.

  • Instalar e limpar barreiras de contenção (capachos etc.) nas áreas de acesso externo, visando obter maior retenção de partículas (sujeira) e umidade.

  • Delimitar áreas de maior risco de sujidade (alimentação, bebidas, fumo etc).

  • ​Limpar periodicamente os filtros dos aparelhos de ar condicionado.​​

  • Instalar o carpete somente após o término da obra, principalmente, depois de estar totalmente pronta a parte de marcenaria. Importante: pó de madeira mancha o carpete/tapete irreversivelmente. Para qualquer eventualidade, é sempre recomendável guardar recortes do carpete, que tenham sobrado da instalação.

2. Aspiração da poeira

  • Não deixar acumular a sujeira. O carpete/tapete não denuncia a quantidade de pó acumulada entre o pêlo, fazendo com que o consumidor equivocadamente acredite que seja possível limpá-lo com uma freqüência menor do que se limpa pisos duros (ex.: cerâmicas, madeiras, pedras etc.) O ácaro, o grande responsável pela alergia respiratória, está presente na poeira que está sobre o carpete/tapete, mas também está nas roupas de cama, colchões, travesseiros, brinquedos, cortinas etc.

  • Utilizar o aspirador sempre que julgar necessário, visto que ele NÃO prejudica o desempenho e a aparência do carpete/tapete. A necessidade de realizar a aspiração depende da percepção do usuário do ambiente. Uma boa dica é seguir a mesma freqüência com que é retirada a poeira dos móveis. Assim, quantas vezes o pó sobre os móveis for retirado, quantas vezes o carpete/tapete deverá ser  aspirado. Deve-se realizar a aspiração devagar e em toda a área do tapete/carpete, passando o bocal do aparelho de três a cinco vezes no mesmo local. A aspiração deve ser realizada com maior freqüência nas linhas de maior tráfego de pessoas. Preferencialmente utilize aparelhos que possuam:

    • ”passador”, trata-se de um acessório acoplado ao bocal de aspiração, que levanta as fibras enquanto aspira a poeira;

    • filtros especiais, que não projetam partículas de poeira em suspensão pela parte traseira do aparelho.

  • Não utilizar escovas e/ou vassouras.

  • Ao passar aspirador, o surgimento de “sombras” é uma característica de carpetes/tapetes de pêlo cortado. São áreas claras e escuras que aparecem devido à inversão do sentido das fibras, gerada pela circulação sobre o produto. Para minimizar esse efeito, durante a aspiração da poeira, deve-se passar o aparelho em um único sentido.

 

3. Remoção de manchas
 
  • É muito importante realizar a remoção imediata de manchas para evitar um dano permanente ao carpete/tapete. Muitas vezes, com produtos simples, de uso caseiro, pode-se conseguir um melhor resultado retirando o material derramado imediatamente; do que empresas especializadas podem fazê-lo depois, quando a mancha já se fixou. Tenha como lema: sujou, limpou. Se não for possível limpar imediatamente, ao menos, deve-se realizar a limpeza diariamente.

    ATENÇÃO: Refrigerantes, vinho, café, polidor, verniz, cera, graxa de sapato e tinta de caneta devem ser removidos imediatamente, pois, após 24 horas, os danos no carpete/tapete podem ser irreversíveis.
     

  • Com pano de algodão alvejado ou papel absorvente, realize a total absorção do material derramado, antes de lavar o carpete/tapete. Para materiais pastosos ou sólidos, utilize uma espátula ou colher (utensílio não-cortante).Limpe a área afetada com produtos com pH neutro. Preferencialmente, use detergente (louça), mas pode-se usar sabonete ou xampu (produtos de higiene pessoal). É totalmente contra-indicado o uso de sabão em pó, limpadores do tipo Multi-uso e alvejantes.ATENÇÃO: Sabão de côco não possui pH neutro, portanto, não é indicado para a limpeza de tapetes e carpetes.< >Dilua o produto de limpeza em água, faça uma espuma e aplique esta espuma no carpete/tapete.Sempre coloque o produto de limpeza sobre o pano. Nunca, diretamente sobre o carpete/tapete.Trabalhe da periferia para o centro, evitando que a mancha se espalhe.Não esfregue o carpete/tapete vigorosamente, pois isto pode danificar a textura. Com o pano faça movimentos em uma única direção.Evite molhar em excesso. Absorva o máximo possível de água e de resíduos de detergente, pressionando um pano de algodão alvejado ou papel absorvente. Repita a operação quantas vezes seja necessário.Resíduos de produtos de limpeza podem acelerar o desbotamento dos fios, por isso, recomenda-se aplicar a menor quantidade possível de produto de limpeza e retira-lo totalmente.Reposicione móveis e transite sobre o carpete/tapete somente após a secagem total. Mantenha o local arejado para que a secagem do tapete/carpete ocorra mais rapidamente.Após a remoção da mancha passe os dedos suavemente nos fios da área afetada para que eles voltem a sua posição original.

    IMPORTANTE: o alvejante à base de cloro deve ser diluído na proporção de 1 parte de alvejante para 10 partes de água.
     

  • Os carpetes/tapetes Solution Dyed permitem a utilização de alvejantes à base de cloro (ex.: água sanitária) para a remoção de sujeira e de manchas, sem alterar as cores originais do produto. No entanto, o uso de alvejantes à base de cloro deve ser restrito à área que entrou em contato com substâncias que podem manchar o carpete/tapete, pois este tipo de produto de limpeza possui odor forte e pode danificar outros elementos de decoração como tecido de sofá e cortinas.

  • Os carpetes/tapetes Solution Dyed também permitem o uso de outros produtos de limpeza, em condições específicas:

    • Manchas de cêra ou de graxa, podem ser retiradas ou minimizadas com a aplicação de um removedor (ex.: água raz mineral) na primeira limpeza. Depois, deve-se realizar limpeza com sabão neutro.

    • Manchas de sangue podem ser retiradas ou minimizadas com a aplicação de água oxigenada 10 volumes.

    • Chicletes podem ser retirados com a aplicação de gelo. Após o endurecimento da goma de mascar, aplique removedor (ex.: Aguarrás Mineral – Essência de Terebintina) e pressione papel absorvente para retirar resíduos. Repita a operação quantas vezes for necessário.
       

4. Limpeza total

 

Com o tempo e o uso, todo o carpete/tapete acumula sujeira que a limpeza regular não é capaz de remover. Nestes casos, é necessário realizar uma limpeza profunda, com auxílio profissional. Indicamos o processo de limpeza por extração com água, realizado por empresas especializadas. É um sistema de limpeza profunda e restaurativa, que atinge a base do carpete/tapete soltando a sujeira e suspendendo-a, e imediatamente sugando-a para o reservatório do equipamento. Ele remove a sujeira pesada, inclusive da base do tapete/carpete, e oferece tempo de secagem de apenas algumas horas. Importante: o ideal é não haver tráfego de pessoas sobre o carpete/tapete por 48 horas, quando ocorre a secagem total. Esse processo é o mais moderno e eficiente, oferecendo as seguintes vantagens: não danifica a textura do carpete/tapete; a evaporação imediata possibilita um processo de secagem muito rápido; a sujeira e os resíduos de produtos químicos anteriormente utilizados são extraídos do carpete/tapete. Observação: para uma limpeza completa, deve-se realizar uma eficiente aspiração da poeira antes de realizar a lavagem; o aparelho de extração deve ser utilizado seguindo a orientação do manual do equipamento.
 

Em ambientes que não podem esperar o tempo de secagem do processo por extração com água, pode-se utilizar o processo de limpeza superficial a seco, com pó absorvente. É um sistema de higienização a seco, utilizando pó constituído por microesponjas biodegradáveis. Elas são aplicadas sobre o carpete e possuem a capacidade de absorver a sujeira. Posteriormente, o pó absorvente é removido através de aspiração realizada pela empresa especializada. É recomendado para áreas de alto tráfego de pessoas que exige utilização imediata da área limpa, para ambientes que possuam pisos elevados e para áreas em que não seja possível operar com umidade.
 

IMPORTANTE:

É proibido o uso de aparelhos de limpeza com movimentos circulares, conhecidos no mercado como “enceradeiras”. Também é proibido o uso de aparelhos de limpeza a vapor.

 

Periodicidade

 

AMBIENTES RESIDENCIAIS com manutenção preventiva: recomenda- se limpeza total anualmente.
AMBIENTES RESIDENCIAIS sem manutenção preventiva: recomenda- se limpeza total bimestralmente ou semestralmente, dependendo do tráfego de pessoas.
AMBIENTES CORPORATIVOS: recomenda-se a consulta de empresas especializadas que apresentarão um programa de limpeza e conservação adequado a cada empresa.


Observações:
Nos primeiros dias de uso, poderá ocorrer o desprendimento de alguns filamentos, em decorrência do processo de fabricação e de instalação do carpete. Após a utilização de aspirador de pó por algumas vezes, isto não ocorrerá mais. Os carpetes/tapetes Avanti de poliamida (nylon) Solution Dyed e polipropileno Solution Dyed são produzidos com filamentos contínuos, por isto, não soltam pêlos, em condições de uso normais.

  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca Ícone Pinterest

Showroom São Paulo - 11 3060-2110

Al. Gabriel Monteiro da Silva, 887
Jd America - São Paulo - SP |  CEP: 01.441-001

Showroom Rio de Janeiro - 21 2108-8122

Casa Shopping - Av. Ayrton Senna, 2150 - Barra da Tijuca, Rio de Janeiro - RJ (Bl H - lojas H, I, J)  |  CEP: 22.775-900

Corporativo - 21 3198-5146

Avanti Tapetes e Carpetes CNPJ 09.341.891/0001-14   |   © 2019 by Avanti Tapetes. Todos os direitos reservados.

Whatsapp Avanti