Avanti Pelo Mundo: Povo Berbere, Cultura que Inspira

Você sabia que a Coleção Berber, da Avanti Tapetes, é inspirada na tapeçaria típica dos berberes, considerados os povos mais antigos do continente africano?

Os povos berberes


Inicialmente os berberes viviam em tribos esparsas que cobriam uma boa parte da cadeia de montanhas do Atlas até o deserto do Saara, região conhecida como Magrebe (que engloba países do noroeste da África, como Marrocos, Argélia e Tunísia). No entanto, o uso da palavra para designar raça é errôneo. Trata-se, na verdade, de um conjunto de povos que tem características sociais e linguísticas bem parecidas, mas que não formam um povo unido em torno de um Estado, apesar de uma identidade cultural bem comum entre as diversas tribos.

povo berbere

As diferentes línguas berberes partilham um sistema gramatical idêntico e incluem cerca de 50% de palavras de origem árabe, com literatura predominantemente oral. Estima-se que existam atualmente entre 58 e 75 milhões de pessoas que falam estas línguas, principalmente no Marrocos e na Argélia. Também fazem parte desse grupo os tuaregues, ou tamasheq, como preferem ser chamados, povo semi-nômade que habita a região do Saara, no norte da África, e os únicos a terem um alfabeto próprio chamado “tifinagh”, composto por 24 símbolos geométricos.

Nomadismo

Alguns desses povos com costumes nômades, como os tuaregues / tamasheq, desenvolveram a capacidade de viver e cobrir grandes distâncias no deserto, acostumando-se às limitações físicas e climáticas desafiadoras desse território. Os constantes deslocamentos e o domínio sobre camelos e dromedários, animais que suportam as condições extremas da região, credenciaram os berberes à tarefa de comerciantes e principais transportadores de produtos entre a parte central e sul do continente. Comercializavam de tudo, desde pedras preciosas, peles e tecidos até especiarias. Com as mercadorias, circulavam também informações importantes e aspectos culturais.



tapeçaria berbere

Arte e tapeçaria


A cultura e as tradições dentro de cada comunidade berbere diferem de região para região, com as mulheres no geral cuidando da família e do artesanato. A arte berbere é feita principalmente com peças portáteis ou utilitárias, como cerâmica, mobília, telas, joias e tapetes, com predominância de desenhos geométricos, com diamantes e triângulos.


O termo berbere, na tapeçaria, geralmente se refere ao tapete que é de cor clara, mesclado com tons terrosos mais escuros, tecidos com um fio de loop distinto que se prende à tela e permanece sem corte (bouclê).


Atualmente, a produção desses tapetes de origem berbere se modernizou, tornando-se um desejo de consumo e englobando uma variedade de cores. Seu legado, reproduzido em tapetes industrializados, e sua versatilidade permite que sejam usados em diversos tipos de decoração.

Avanti Tapetes: Coleção Berber


Inspirado nas tecelagens dos povos berberes, do norte da África, nasceu a Coleção Berber da Avanti. O conjunto traz um estilo de fio em loop, como a tradicional tapeçaria berbere, 100% em fios de Nylon Solution Dyed, o que torna os tapetes mais resistentes e mais fáceis de limpar, além de confortáveis ao toque.


Com cores fixas, a linha Berber combina com diversos estilos de decoração, trazendo uma paleta mais sóbria e versátil com sutis traços geométricos. Desta forma, aliam o rústico e o moderno de maneira harmoniosa, tornando os espaços ainda mais aconchegantes, leves e sofisticados.